quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Pontaria de um rifle num alvo distante

Quando um rifle é disparado para um alvo distante, a direção do cano não coincide com a do alvo. Por que não coincide? O ângulo de correção depende de quais fatores?

4 Comentários:

Às 17 de setembro de 2008 às 17:45 , Anonymous Anônimo disse...

Quando o alvo é distante, o cano do rifle não pode ser apontado diretamente para o alvo, pois mesmo com uma grande velocidade a aceleração da gravidade é capaz de modificar a trajetória a ser percorrida pela bala.
Assim obviamente ele errará o alvo.

Para que o atirador acerte o alvo é necessário saber a distância a ser percorrida pela bala até o alvo e sabendo-se a velocidade com que a bala é disparada podemos utilizar esses dados em uma equação de alcance para estimar o ângulo com que deve ser lançado o projétil para que o alvo seja acertado.

 
Às 17 de setembro de 2008 às 19:03 , Anonymous Anônimo disse...

Se o alvo estiver dentro do alcance do rifle, a correção do ângulo deverá ser feita graças ao fator gravidade. Se não existisse gravidade, o projétil atingirá o alvo sem maiores problemas, mas com a ação da gravidade e esse alvo estando preso, logo o projétil executará um arco de parábola e não seguirá em movimento retilíneo, logo a mira deve estar um pouco acima do alvo.

 
Às 17 de setembro de 2008 às 19:17 , Anonymous Anônimo disse...

Não coincide pois existem fatores relevantes a serem considerados. Alguns deles são altitude do local do disparo, temperatura local, comprimento do cano da arma, atrito com o ar (considerando também os ventos). O ângulo de correção leva todos esses fatores em conta.

 
Às 18 de setembro de 2008 às 06:54 , Blogger Prof. Anderson disse...

Em termos práticos, os fatores citados por Daniel Moreira são muito relevantes para a determinação do ângulo de disparo da arma. No presente caso, está subentendido, devido ao nível com que estamos analisando a situação (parte inicial da Física I), que fatores complexos como os citados não estão sendo considerados.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial