segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Aviador saindo de um mergulho circular

Um aviador, saindo de um mergulho, segue um arco de círculo e diz ter sentido no processo uma aceleração de 3g. Explique o que esta afirmação significa.

2 Comentários:

Às 15 de setembro de 2008 às 18:10 , Blogger Ricardo Servino disse...

Quando o aviador está saindo de um mergulho, ele sofre uma força centrípeta de aceleração correspondente a três vezes a aceleração da gravidade. Como o sentido da força centrípeta é para o centro do arco de círculo, o aviador sentiu-se pressionado contra o assento do avião com uma força de três vezes seu peso.

 
Às 15 de setembro de 2008 às 18:11 , Blogger Unknown disse...

Rafael Silva de Almeida

Durante a monobra, enquanto o avião descreve a trajetória vertical em direção ao solo, estão agindo sobre o piloto a aceleração da gravidade e a aceleração de propulsão da aeronave, ambas na mesma direção e sentido, enquanto a força de reação normal do assento empurrando o piloto é nula.

A trajetória assume a forma de um arco de círculo quando a aceleração de propulsão muda a direção (direcionada ao centro da trajetória circular) e quando isso ocorre o piloto passa a ter uma resultante o pressionando contra o assento, o que origina uma força de reação normal que o empurra fortemente para cima, dando a sensação de ser muito mais pesado do que realmente é.

De acordo com a afirmação do piloto, ele se sentiu três vezes mais pesado do que é a uma aceleração da gravidade normal (1G).

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial