quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Bolas de boliche soltas do alto da torre da Sears

O Dr. Josiah S. Carberry ficou de pé no topo da torre da Sears, em Chicago. Desejando imitar Galileu, e ignorando a segurança dos pedestres na calçada abaixo, ele deixou cair uma bola de boliche do topo da torre. Um segundo mais tarde, ele deixou cair uma segunda bola de boliche. O que é possível afirmar em relação à distância entre as bolas durante a queda. Justifique.

Obs. Veja uma curiosidade sobre o nome do personagem em: http://en.wikipedia.org/wiki/Josiah_S._Carberry

2 Comentários:

Às 13 de setembro de 2008 às 01:35 , Blogger Unknown disse...

Rafael Silva de Almeida

A distância entre as bolas aumenta de aproximadamente 9,8 m a cada segundo, pelo menos nos primeiros instantes, quando a resistência do ar ainda é relativamente pequena.

É fácil vizualizar que a velocidade em t0 é 0 (zero) para ambas. Em t1 a primeira bola lançada já atinge aproximadamente 9,8 m/s, dada a força exercida pela gravidade, enquanto a segunda parte do repouso neste instante (t1). Assim permanece sucessivamente, ou seja, o módulo da velocidade da primeira bola lançada será 9,8 unidades maior que o módulo da velocidade da segunda bola.

A diferença entre os módulos das velocidades é constante porque a gravidade também é praticamente a mesma e constante para os dois corpos. Logo, possuem taxa de crescimento iguais.

 
Às 15 de setembro de 2008 às 05:39 , Blogger Prof. Anderson disse...

Resposta correta.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial