segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Pneus aderem melhor à estrada plana

Por que os pneus aderem melhor à estrada no plano do que na subida ou na descida?

2 Comentários:

Às 13 de outubro de 2008 às 16:05 , Anonymous Anônimo disse...

A aderência nos pneus de um carro é determinada pela força de atrito entre a superfície e o composto dos pneus. A força de atrito é medida pelo produto entre o coeficiente de atrito e a força normal que a superfície exerce no carro. É chamado de atrito dinâmico aquele que atua quando ocorre um movimento, e atrito estático quando não ocorre movimento. No caso de um carro trafegando sobre uma estrada ocorre o chamado atrito dinâmico.
No caso de um carro trafegar sobre uma pista plana ou sobre uma pista inclinada, seja em uma subida ou descida, a força de atrito será maior sobre uma pista plana do que uma pista inclinada, pois como o coeficiente de atrito entre os pneus e a superfície será igual nos dois tipos de pista, o que irá interferir no valor final da força de atrito será a força normal aplicada nos pneus. A força normal atua como uma reação ao peso exercido no solo, portanto quanto maior o peso, maior será a força normal.
Em uma pista plana a força normal será máxima, já que ela estará atuando na mesma direção do vetor força peso, porém em sentidos contrários. Porém em uma pista inclinada, o valor da força normal não será o mesmo, já que o ângulo entre a inclinação da superfície e a horizontal irá afetar esse valor. A força normal é sempre perpendicular à superfície em que o corpo de encontra, e o peso será sempre perpendicular a horizontal. Decompondo a peso em duas componentes, uma componente “x” paralela à pista inclinada e uma componente “y” perpendicular à mesma pista, poderemos utilizar a componente “y” para calcular a força normal da seguinte maneira: N = P x cos(θ), onde θ é o angulo de inclinação da pista em relação a horizontal. Como a maioria das pistas inclinadas variam entre 1º e 45º, o co-seno desses ângulos sempre irá variar entre 0,99 e 0,70, a força normal sempre irá diminuir em uma pista inclinada. Colocando novamente que numa pista de mesmo material terá sempre o mesmo coeficiente de atrito e que somente a força normal poderá variar a força de atrito, nessa explicação foi mostrado que numa pista inclinada a força normal será sempre menor do que em uma pista plana, portanto a força de atrito será menor em uma pista inclinada do que uma pista plana.

 
Às 23 de outubro de 2008 às 11:38 , Anonymous Anônimo disse...

A aderência dos pneus com a estrada acontece pela existência da força
de atrito. Sabendo que a força de atrito é dada pelo produto da força
normal que atua no carro pelo coeficiente de atrito da estrada com o
pneu. A força normal em um plano inclinado será dada pelo produto do
peso do carro pelo cosseno do ângulo de inclinação da pista. Como o
cosseno é máximo quando o ângulo é igual a 0° (plano
horizontal), então a força normal em uma pista inclinada, que tem ângulo entre 0º e 90º (cosseno diferente de 1) será menor, consequentemente a força de atrito será menor.

 

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