O airbag ajuda a prevenir lesões
Explique como um airbag de um automóvel pode ajudar a proteger um passageiro de se machucar seriamente no caso de uma colisão.
Este blog foi criado com o objetivo de discutir questões de Física enfrentadas pelos alunos de graduação do curso de oceanografia da UFES. As questões propostas foram extraídas de diversos livros de física de nível universitário. Leia o enunciado, faça uma pesquisa sobre o assunto e tente responder às questões. Não serão aceitas respostas escritas total ou parcialmente com o uso de "internetês".
3 Comentários:
O objetivo do airbag é dissipar a energia cinética no caso de uma colisão. Ao ser inflado durante uma rápida desaceleração ele aumenta o tempo de colisão. A energia cinética do passageiro depende da velocidade que o carro tem no instante anterior à batida, porém após a colisão (quando o passageiro estiver parado) sua energia cinética será igual a zero. Para que seja minimizado o risco de ferimento ou até mortes essa energia deve ser dissipada o mais devagar e homogeneamente possível. O impulso exercido durante a desaceleração é a mesma com ou sem airbag, sendo ele definido como produto de força pelo tempo. De forma simples, o airbag aumenta o tempo de colisão do passageiro, em conseqüência disto a força média exercida sobre ele com airbag é muito menor do que sem airbag.
O airbag pode evitar várias lesões. No impacto com o volante ele pode evitar ferimentos na cabeça e no tórax, além de evitar lesões fatais na coluna. Já os airbags laterais, podem evitar lesões nos membros superiores e nas costelas. Por fim, o airbag, por ser um item muito eficiente para segurança do motorista, deveria ser obrigatório a todos os veículos e não apenas um item adicional.
O principal objetivo do air bag é aumentar o tempo de desaceleração do ocupante durante a colisão, reduzindo assim, a intensidade dessa desaceleração e causando traumas menores ao corpo humano. Além disso, o air bag fornece uma superfície de contato grande e pouco agressiva (afinal, é um saco de ar inflado), reduzindo a pressão sobre as áreas de contato e a possibilidade de fraturas.
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial